A ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – Regional Sudoeste, está localizada na Rua Oswaldo Martins, 100 – Jd. Refúgio, em Sorocaba/SP, inscrita no CNPJ sob nº 15.355.260/0002-38, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos e lucrativos, não governamental, de objetivos assistenciais, beneficentes e filantrópicos.
Fazemos parte da rede internacional de organizações humanitárias independentes da ADRA que foi estabelecida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1984. Com presença em 130 países, a ADRA executa projetos de desenvolvimento comunitário e de assistência humanitária sem qualquer distinção política, racial, religiosa, de idade, sexo ou de etnia.
Video Institucional ADRA – Região Sudoeste Paulista
O trabalho da agência é uma expressão representativa do desejo de melhorar a qualidade de vida daqueles em necessidade, focalizando suas ações em 5 áreas: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Educação Básica, Saúde Primária, e Gestão de Emergências.
PERFIL COMUM DOS NÚCLEOS
POPULAÇÃO ALVO
População Atendida: Moradores da cidade de Araçoiaba da Serra.
Segmento: Criança / Adolescente
Faixa etária: 06 a 14 anos e 11 meses
Regime de atendimento: Socioeducativo complementar à escola
Crianças e adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária de 06 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, ou precário ou nulo aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade ou qualquer outra situação de risco social e pessoal, com dificuldades escolares e provenientes de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos.
Criança e adolescentes que estejam cursando o ensino fundamental ou médio, com dificuldades na relação ensino-escola, frequência inferior a 75%, baixo aproveitamento e dificuldade de relacionamento na escola, podendo ou não serem encaminhados pelo CRAS, CREAS ou Conselho Tutelar.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecer um programa de ações complementares à escola e de apoio psicossocial, prioritariamente àqueles em situação de risco pessoal e social, proveniente de famílias com até dois salários mínimos. Ajudando-os a atingirem seu potencial físico, mental, moral e espiritual. A se sobrepor aos problemas de uma infância difícil, promovendo assim, sua plena integração à sociedade, oferecendo o direito à cidadania e prevenindo as ocorrências de situação de risco.
Objetivos Específicos
- Fortalecer as relações pessoais, familiares e sociais.
- Propiciar condições para o acesso, permanência e/ou retorno à escola, contribuindo para o sucesso escolar das crianças e adolescentes.
- Possibilitar o acesso das crianças, adolescentes e respectivas famílias à rede de serviços pública e privada.
- Realizar ações conjuntas com demais serviços ou programas Municipais/Estaduais/Federais, visando oferecer as crianças, adolescentes e suas famílias, condições propicias para o desenvolvimento social, minimizando ou anulando sua condição de exclusão.
- Desenvolver ações centradas na família, por ser esta o núcleo essencial à constituição de vínculos afetivos importantes, informando e apoiando os pais para desempenharem com competência seu papel de educadores.
- Oferecer atividades coordenadas entre si, atendendo às necessidades e interesses, das crianças e adolescentes, de acordo com sexo, faixa etária, condições de vida e grau de desenvolvimento físico e mental.
- Manter o atendimento a 70 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos e 11 meses, em atividade sócio educativas e em horário extraescolar, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30 e das 12h00 às 17h30.
- Oferecer duas refeições diárias balanceadas.
- Organizar grupos semanais de produção e oficinas de aprendizado.
- Promover excursões educativas, visando o amor à natureza e conhecimento da ecologia.
- Promover eventos em ocasiões especiais e datas comemorativas.
- Realizar reuniões semanais com funcionários para garantir o cumprimento das metas fixadas e recebimento de novas.
- Participar de cursos de capacitação.
- Realizar reuniões mensais com os pais e responsáveis pelos assistidos ministrando palestras, fortalecendo assim o vínculo familiar, além de promover a integração e troca de experiências, com as famílias.
- Participar de reuniões convocadas pelos Conselhos Municipais e outros órgãos Governamentais e não Governamentais.
- Organizar cursos de Inicialização à informática para todos os usuários.
- Organizar oficinas de artesanato, canto coral e pintura com atividades semanais.
- Organizar grupos semanais para utilização dos recursos lúdicos na brinquedoteca e biblioteca.
- Buscar sempre que possível, voluntários capacitados para diversificação das atividades.
- Promover a valorização da escola, levando-se em conta a dimensão formativa da educação, favorece a integração familiar e comunitária.
OFICINAS
- Alimentação
- Apoio escolar
- Artesanato
- Atividades com a família
- Biblioteca
- Brinquedoteca
- Culinária
- Esporte e lazer
- Hora da leitura
- Informática
- Musicalização
- Recreação
PARCEIRIAS
- Governo Federal
- Governo Estadual
- Governo Municipal
- ABAS (Associação Banespiana de Assistência Social)
- Bimbo Aquilone Onlus
- Doadores voluntários
- Internacional Children’s Care